quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Portfólio - Mapas Conceituais


Essa postagem tem como objetivo relatar a experiência do uso do software CmapTools para a elaboração de Mapas Conceituais, pelos alunos do 8º ano, da Escola Municipal Professora Ada Sant'Anna da Silveira. 

Para o desenvolvimento do Mapa Conceitual escolhi como temática a ser trabalhada pelos alunos o Sistema Genital Masculino e Feminino.

Objetivos

- Identificar os órgãos dos Sistemas Genitais e as suas respectivas funções;
- Pesquisar os conceitos e estabelecer as suas inter-relações;
- Elaborar mapas conceituais utilizando o software CmapTools;

Estratégia

- Aula expositiva dialogada
- Pesquisa com as Tecnologias de Informação e Comunicação

Recursos

- Projetor Multimídia
- Vídeo: O que são proposições
- Sala de Informática Pedagógica

Relato de Experiência

O livro didático de Ciências utilizado em nossa escola, ao final do capítulo, sempre apresenta Mapas Conceituais para sistematizar de maneira mais clara o conteúdo que foi discutido naquela unidade. Contudo, para o desenvolvimento dos Mapas Conceituais com os alunos, senti a necessidade de discutir com eles o que seria um Mapa Conceitual e como se dá a estruturação dos mesmos, considerando que um dos objetivos de aprendizagem era que os alunos fossem capaz de construir os seus Mapas Conceituais. 
E, para que esse objetivo pudesse ser alcançado realizei uma aula na qual discute com os alunos o que era um Mapa Conceitual, a que se destinava e o processo de elaboração utilizando o software CmapTools.

Apresentação do vídeo O que são proposições para que pudesse facilitar a compreensão dos alunos acerca da temática

Após, a apresentação do vídeo e discussão sobre os MC e a utilização do software CmapTools, os alunos foram orientados de como deveriam proceder para a realização do trabalho. Sendo assim, foi lhes passado um roteiro para o trabalho que continha cada etapa, desde a pesquisa até a elaboração do Mapa Conceitual. 

Os alunos na Sala de Informática Pedagógica realizando a pesquisa sobre os temas. Essa pesquisa deveria ser sistematizada em uma tabela (órgão/função) no Processador de Texto, para que posteriormente pudéssem utilizá-la como recurso na elaboração dos Mapas Conceituais.

Após a realização da pesquisa e o entendimento dos conceitos, os alunos iniciaram a elaboração dos Mapas Conceituais, utilizando o software CmapTools. E, a condição para a realização do trabalho era que fosse em dupla.

Utilização do CmapTools

Durante a realização do trabalho pude perceber o interesse e o envolvimento dos alunos para o cumprimento da atividade. Acredito, que isso ocorreu por ser esse um recurso novo utilizado por eles e, também, porque a construção do MC exige a articulação dos conceitos, sendo assim torna-se necessário que a cooperação, a autonomia e a criatividade para a relização do trabalho sejam colocadas em prática.


Avaliação
Instrumento: Mapa Conceitual
Critérios: Organização dos MC, Relação entre os conceitos, Lógica na sistematização e Envolvimento com a equipe.

A teoria que está por trás do mapeamento conceitual é a teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel (Ausubel et al., 1978, 1980, 1981, 2003). Segundo Ausubel (1982), o indivíduo constrói significado a partir de um acerto conceitual entre o conceito apresentado e o conhecimento prévio além é claro, de sua predisposição para realizar essa construção (FILHO,2007)

E, com o desenvolvimento dessa atividade pude perceber o quão ela foi significativa e desafiadora para os alunos e, certamente a "aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos", conforme Ausubel (2003) portanto, torna-se necessário que cada vez mais possamos realizar práticas inovadoras, e que utilizem das TIC para enriquecer e garantir o aprendizado de maneira significativa, à medida que o aluno se torna capaz de aprender a aprender.

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente esse trabalho facilitou muito a nossa aprendizagem, e por ser diferente despertou o interesse de vários alunos. Recomendo para outros professores de diferentes matérias.

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá, Ana Pula

Parabéns pelo relato e pelo sucesso na aplicação da metodologia de MC com os alunos! Tenho certeza de que com a WebQuest não será diferente.

Abraço